domingo, 11 de julho de 2010

100 VÍCIOS

Passados vários anos em que várias foram as vezes que passei pela Baía de Cascais e o nome 100 vícios do restaurante situado em cima da praia prendeu a minha atenção e despertou a minha curiosidade, tomei, finalmente, a iniciativa de o experimentar. Não o antigo, esse tal, excelentemente situado em plena Baía, mas o recente (cuja gerência e conceito mudaram, convém frisar), localizado no 4º andar de um edifício, perto do jardim Visconde da Luz.
Desta vez informei-me mal e a escolha não se revelou, nem de perto, suficiente para cumprir a satisfação que o meu estado de espírito necessitava para terminar o dia em grande.
A localização não deixa de ser agradável para quem pretende almoçar/jantar ou tomar algo ao ar livre, visto que o restaurante dispõe de um terraço de consideráveis dimensões, cuja vista esboça um agradável panorama sobre Cascais; vantagem esta que me levou a pensar que o ideal seria mesmo substituir o nome "100 vícios" por apenas "Terrace".
Os meus olhos fazem a avaliação superficial do espaço e não demorou muito para me aperceber de que as fotografias me tinham enganado, no entanto, não deixo de notar o potencial que tem, ainda que mal aproveitado e com um visual quase que inacabado.
A abordagem constrangedora do empregado mal pisamos o chão deste restaurante torna-me bruxa naquele segundo e faz-me, automaticamente, prever o fracasso de jantar que se seguirá.
Interpretando o nome do restaurante como "SEM Vícios", parece que não se lembraram de integrar o tabaco na categoria dos "vícios" uma vez que temos zona para fumadores, which is nice. O espaço pareceu-me um tanto desmazelado, juntando elementos simples com peças mais modernas e atrevidas de aspecto barato, a mesa e as cadeiras de madeira, a loiça sem graça…toda uma simplicidade em que o "simples" deixa de ser agradável e simpático, marchando para um "simples" frio e desconfortável.
Passo os olhos pela ementa e gosto do que vejo... Carne, peixe, marisco, saladas, pratos vegetarianos; tenho várias opções; os preços são bastante acessíveis; a cozinha é tradicional e agradam-me as descrições dos pratos. Depois de indecisa entre arroz de pato à antiga e medalhões do lombo com cogumelos, opto pelo primeiro, enquanto a pessoa que me acompanha aponta para um clássico bitoque.
O efémero momento de algum contentamento é quebrado pelo intenso cheiro a comida que a cozinha emana e que parece fazer complot com a perturbante e irritante música mexicana que nos assombra o jantar do princípio ao fim. Nariz e ouvidos não parecem gostar do que cheiram e ouvem.
A espera não é longa e os pratos chegam ao seu destino. Novamente, agrada-me o que vejo mas não tanto o que saboreio. Não é excelente, não é mau, não passa de medíocre. Não controlando a vontade de experimentar o bitoque alheio, sinto-o facilmente desfazer-se na minha boca e confirmo que a carne não é de má qualidade e o molho consegue ser minimamente saboroso.
O site do restaurante faz referência ao vinho verde mas optamos por não beber e não foi muito o tempo que passou entre acabar de jantar e descer os 4 pisos rumo ao carro


Resumindo, o fundamento deste meu post remete para toda a expectativa que tinha quando decidi ir ao encontro deste restaurante, a qual se verificou discrepante da realidade. O 100 vícios é um restaurante informal: cujos preços são bastante acessíveis; preferivel de dia para almoçar (servem almoços ate às 17h; MENU de almoço por 8 euros incluindo entrada; prato do dia; bebida; sobremesa e café) e para tomar café; de noite para jantaradas de anos (servem jantares até à 1h) e para beber um copo.

2 comentários:

  1. gosto da escrita, muito porreira. concordo com o comentário acima, de que são merecidas mais criticas

    deixo como primeira sugestão de visita o The Great American Disaster junto ao marquês

    Pedro
    http://boy-lonely.blog.com/

    ResponderEliminar

Powered By Blogger